POLISHOP

sábado, 28 de janeiro de 2012

Os Desafios da Educação a Distância



A Educação a distância ou EAD é o ensino apoiado por ambientes virtuais de aprendizagem. Ocorre quando professor e aluno interagem utilizando meios de comunicações. Como por exemplo; a TV, o rádio e computadores conectados a internet.
A história da EAD em todo mundo, passou por grandes dificuldades, devido à resistência de grandes nomes da pedagogia e de campos referentes. Em 1996 através da LDB (Leis de diretrizes e bases) foram determinadas algumas leis em relação à EAD no Brasil, entre elas, destaca-se a que responsabiliza o poder público pelo seu desenvolvimento no país. Ao longo de várias gerações a EAD foi crescendo e usando meios tecnológicos cada vez melhores. Iniciando com a ajuda dos correios e usando as Tecnologias de Informações e Comunicações (TICs) mais posteriormente, a modalidade de ensino foi expandindo-se e ganhando seus seguidores e admiradores.
Devido a correria diária e as exigências do mercado de trabalho e de outros setores sociais, as pessoas perderam a disponibilidade de comparecerem as aulas presenciais, o que colaborou com o fortalecimento da EAD, sendo essa, uma das modalidades mais procuradas atualmente.
A EAD exige muita disciplina aos alunos, o que pode ser um fator positivo devido a flexibilidade no horário de estudo. Ou pode ainda apresentar fatores negativos como no caso do aluno ter dificuldades para desenvolver técnicas de aprendizagens para melhor assimilação de conteúdos. Porém podemos nos sentir aptos a tal experiência. Devemos crescer em sincronia com o mundo moderno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário