POLISHOP

sábado, 28 de janeiro de 2012

TIC’s no Processo de Ensino Aprendizagem




Com o crescimento e aumento da procura da EAD (Educação a distância) ultimamente faz-se necessário maior atenção na elaboração de metodologias e práticas pedagógicas usadas.
O uso das TIC’s (Tecnologias de Informações e Comunicações) é de fato indispensável na colaboração do desenvolvimento de novas práticas pedagógicas. Os AVAS (Ambientes Virtuais de Aprendizagens) nos possibilitam uma aproximação muito semelhante ao que vivenciamos em aulas presenciais. Podemos se comunicar simultaneamente, participar de debates e usufruir de conteúdos audiovisuais. Os alunos em sua “autonomia” usam estilos diferentes na aprendizagem.
De acordo com Moraes as TIC’s têm seu uso mais apropriado na formação de jovens e adultos, porém isso, não impede seu enquadramento na educação infantil. As TIC’s não substituem a metodologia já desenvolvida, são novos meios que nos ajudam a ampliar as experiências em relação a forma de ensino.
Através do uso das tecnologias de informações e comunicações o conceito de “professor” é alterado. Antes o agente principal, hoje o mediador e facilitador. A preocupação maior da EAD está em relação a adaptação das práticas pedagógicas pois as mesmas devem ser planejadas com o intuito de ensinar a aprender.

Nenhum comentário:

Postar um comentário